Bem-vindo
Esta Procuradoria é responsável pela administração dos débitos estaduais inscritos em dívida ativa.


Legislação > Resolução PGE Nº 2265

Resolução PGE Nº 2265 de 11 de Janeiro de 2007.

 

Estabelece normas para expedição de Certidões de Débitos Fiscais no âmbito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.


A PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no § 6º do art. 176 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, bem assim, nos artigos 205 e seguintes da Lei 5.172/66 – Código Tributário Nacional, nos arts. 9º e 11º da Lei 4.320/64 – Normas Gerais de Direito Financeiro e no art. 2º da Lei 6.830/80 – Lei de Execução Fiscal,

R E S O L V E:

Art. 1º - A certidão de Débitos Fiscais, que atesta a existência de débitos, tributários ou não, inscritos em dívida ativa do Estado do Rio de Janeiro, a ser expedida pela Procuradoria da Dívida Ativa – PG-5, ou pelas Procuradorias Regionais subordinadas administrativamente à Coordenadoria Geral das Procuradorias Regionais, será obrigatoriamente subscrita pelos Procuradores do Estado ocupantes dos cargos especificados na presente resolução sob pena de invalidade e responsabilidade funcional, e será expedida em até 5 (cinco) dias úteis, nos termos da lei.

§ 1º - Na hipótese de a pessoa física ou jurídica requerente ter domicílio na Cidade do Rio de Janeiro, o pedido deverá ser formalizado perante a Procuradoria da Dívida Ativa e a Certidão será subscrita pelo Procurador-Chefe da Procuradoria da Dívida Ativa, ou seu substituto legal.

§ 2º - Na hipótese de a pessoa física ou jurídica requerente ter domicílio em outro município do Estado vinculado a atuação da Procuradoria Regional, o pedido deverá ser formalizado perante a respectiva Procuradoria Regional e a Certidão será subscrita pelo Procurador-Chefe da Coordenadoria Geral das Procuradorias Regionais, ou pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional ou seu substituto legal.

§ 3º - A contagem do prazo a que se refere o caput deste artigo inicia-se no 1º dia útil subsequente ao protocolo do pedido na repartição competente, e será calculado em conformidade com o disposto no art. 132 do Código Civil, excluindo-se do cómputo o dia de início e incluindo-se o dia de vencimento, nunca podendo ultrapassar o decêndio fixado no parágrafo único do art.205 do CTN.

§ 4º - Os Serviços de Protocolo dos órgãos referenciados no caput deste artigo deverão dar prioridade ao pedido de Certidão de Débitos Fiscais, devendo obrigatoriamente consignar a data e horário de recebimento daquele pleito, encaminhando-o ao setor responsável pela pesquisa cadastral, para os devidos processamentos, em até 1 (um) dia útil, devendo tal processamento seguir a ordem cronológica de protocolo dos requerimentos, sob pena de responsabilidade funcional.

Art. 2º - A verificação da existência de qualquer pendência administrativa e/ou judicial que interfira no processamento da Certidão de Débitos Fiscais, e que esteja vinculada à exclusiva solução da Pessoa Física ou Jurídica requerente, interrompe o prazo de 5 (cinco) dias úteis previsto no caput do art. 1º da presente resolução para a lavratura daquele documento, que voltará a correr, por inteiro, após a completa resolução daquela pendência, conforme de direito.

Parágrafo Único – Considera-se caracterizada pendência administrativa nos termos do caput do presente artigo e, consequentemente, interrompida a contagem do prazo de processamento do pedido de certidão a inobservância pelo requerente do critério de domicílio instituído nos §§ 1º e 2º do art. 1º da presente Resolução, que somente voltará a correr com o ingresso do pedido no Protocolo do órgão responsável pela expedição da Certidão.

Art. 3º - Tão logo a Certidão de Débitos Fiscais esteja subscrita pelo Procurador do Estado competente, será encaminhada ao respectivo Setor de Protocolo, local onde ficará disponível ao contribuinte ou a seu representante legal, que deverá recebê-la assim que comparecer à Procuradoria da Dívida Ativa ou à Procuradoria Regional, conforme o caso, no âmbito de suas respectivas atribuições.

Art. 4º - O recebimento da Certidão de Débitos Fiscais, com a aposição de regular recibo pela pessoa física ou jurídica competente para tal mister, importa em plena e irrevogável aquiescência com a descrição e qualificação jurídica da pessoa referenciada naquele instrumento, e impede a devolução daquele documento pelo requerente, ainda que sob pretexto de se efetuar possíveis correções de ordem formal e/ou material.

Parágrafo Único - O não comparecimento do requerente, seu representante legal, ou pessoa autorizada a receber a Certidão de Débitos Fiscais, no prazo de 30 (trinta) dias, autoriza o descarte ou destruição do documento e das peças de instrução ressalvadas as peças de arquivamento obrigatório para fins de controle.

Art. 5º - A presente resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução PGE nº 1840/03 de 21 de novembro de 2003, a Resolução PGE nº 2145/06 de 21 de março de 2006 e a Resolução PGE nº 2207/06 de 1º de setembro de 2006.

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2007.

LUCIA LEA GUIMARÃES TAVARES
Procuradora-Geral do Estado

 


 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados